Zoneamento Bioclimático – Porque é importante?

Na hora de construir sua residência existe um fator que as vezes passa despercebido ou não é explorado de maneira correta, tanto por quem quer construir quanto por quem vai executar a construção. Fique por dentro do que é o zoneamento bioclimático.

Existe uma norma brasileira que trata sobre o desempenho térmico das edificações. Dentro dessa norma é abordado o chamado Zoneamento Bioclimático Brasileiro e as diretrizes construtivas para habitações voltadas a uma única família.

As recomendações inseridas na norma não ter caráter obrigatório, mas a correta atenção a estas instruções de projeto além de melhorar a qualidade de conforto ambiente ainda reduzirá custos com climatização e diminuirá o impacto ambiental destas edificações por gerarem menor demanda de climatização.

 

O Zoneamento Bioclimático Brasileiro divide o país em 8 zonas, cada uma delas com climas variados e, consequentemente, cada zona tem a sua recomendação de como deve ser a arquitetura da habitação. Um exemplo prático, em Curitiba (zona 1) as recomendações construtivas são o uso de aberturas com dimensões médias, sombreamento nas aberturas de forma a permitir o sol do inverno. As paredes e coberturas com materiais de inércia térmica leve, utilizar isolamento térmico nas coberturas. Já em Manaus (zona 8) as recomendações construtivas são para aberturas grandes e totalmente sombreadas, o uso de paredes e coberturas leves e refletoras. A estratégia bioclimática recomendada é o uso de ventilação cruzada o ano todo.

Levando em consideração as recomendações de cada zona bioclimática, o impacto na economia energética e também na economia financeira é direto, uma vez que o material utilizado na construção e até o projeto da construção é adequado para a zona correspondente.

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de informações sobre soluções estratégicas para melhorar o desempenho de sua contrução. Abordaremos também informações relevantes que podem impactar positivamente a sua contrução, ambiente residencial ou de trabalho.

Entre em contato
Fale conosco por e-mail ou telefone. Se preferir, pode enviar uma mensagem direta utilizando o botão abaixo.
[recaptcha]
todos os direitos reservados.
Copyright © 2017