Certificação LEED – O que é e como obter

As demandas economicas, sociais e de sustentabilidade estão mudando como pensamos sobre o planejamento de edifícios e comunidades. Com isso em mente, o selo LEED é algo cobiçado, saiba o porque.

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações criado pelo U.S. Green Building Council. É o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil, sendo que até março de 2017, 46 empreendimentos foram certificados. Entre os aprovados, estão a Arena Grêmio, em Porto Alegre, o head office da Coca-Cola Vonpar, também em Porto Alegre, e o Shopping São Pelegrino, em Caxias do Sul.

Para obter a certificação de uma edificação, o projeto dever ser registrado junto ao USGBC (United States Green Building Council) e no Brasil quem fornece essa certificação adaptada de acordo com as condições e realidades brasileiras é o Green Building Council Brasil. Após o registro, a certificação só será válida com a confirmação dos pré-requisitos estabelecidos no registro.

Um projeto sustentável não é apenas aproveitamento dos recursos naturais, como uso da energia solar, ventilação natural, diminuindo os impactos ecológicos etc., isso é apenas um dos quesitos para a certificação. Para ter essa certificação, o empreendimento também precisa ser economicamente viável (retorno aos empreendedores), socialmente justo e culturalmente aceito (contribuir para o crescimento de todas as pessoas envolvidas).

 

Além dos diferentes tipos e necessidades, a certificação também tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento (pontuação), como Silver (Prata), Gold (Ouro) e Platinum (Platina). Você pode conferir todo o processo da certificação, ou examinar os passos mais detalhadamente aqui.

 

Entre em contato
Fale conosco por e-mail ou telefone. Se preferir, pode enviar uma mensagem direta utilizando o botão abaixo.
[recaptcha]
todos os direitos reservados.
Copyright © 2017