Residência VH - 500m² - Análise Climática e Eficiência Energética

 

Desafio

Executar uma Análise Hygge em uma residência de alto padrão localizada em Curitiba.

  • Projeto arquitetônico: Still Arquitetura
  • Construtora:

Diagnóstico

Projeto de uma residência de alto padrão, com grandes esquadrias, e paredes convencionais (tijolo 9 furos) espessura 15cm.

Sugerido a utilização de esquadrias com vidros duplos em alguns ambientes estratégicos da residência,  vidros de alta eficiência e baixa transmissão térmica em todos os ambientes da residencia, visando a redução de ganhos térmico pelos vidros. Utilização de paredes duplas em todo o entorno da edificação para aumentar a inércia térmica.

Sugerido a adoção de telhas termoacústicas “tipo sanduiche” com EPS para a redução das trocas térmicas provenientes da cobertura da edificação.

Resultados

Ao considerar a integração das soluções adotadas com rotina de uso da residência assim como considerado persianas e cortinas dos ambientes como atenuadores solares a demanda de carga de refrigeração foi dimensionada aproximadamente 50% da potência “estipulada” pelo mercado.

A demanda de aquecimento, que será atendida por piso aquecido hidráulico também foi reduzida e demandará menos de 100w/m². O que torna a residência eficiente e confortável durante todo o ano.

Economia gerada

Refrigeração: 44%
Aquecimento: 16%

Com base no relatório de consumo anual obtido pelo EnergyPlus: com o implemento das sugestões acima a edificação terá uma economia anual com climatização de aproximadamente três mil e duzentos reais, considerando o condicionamento da edificação entre 21ºC e 24ºC durante todos os dias do ano.

Entre em contato
Fale conosco por e-mail ou telefone. Se preferir, pode enviar uma mensagem direta utilizando o botão abaixo.
[recaptcha]
todos os direitos reservados.
Copyright © 2017